​NOTÍCIAS

Novembro Azul: médico do Hospital Santa Virgínia  ministra palestra na Etec Parque Belém

O urologista Dr. Arnaldo Fazoli abordou os principais cuidados para a prevenção e tratamento do câncer de próstata, doença que afeta 16% dos homens 

 

november_blue_paula_souza_capa.jpg
november_blue_paula_souza_1.jpg
november_blue_paula_souza_4.jpg

Prevenção do Câncer de Próstata

 

 No dia 05/12/18, o Dr. Arnaldo Fazoli, urologista do Hospital Santa Virnígia, realizou uma palestra para os alunos da ETEC Parque Belém, como parte da campanha "Novembro Azul", de conscientização para a prevenção de câncer de próstata.

 

Um a cada seis homens terá câncer de próstata durante a vida, sendo que a população masculina vive, em média, sete anos a menos do que a feminina. 

 

O Dr. Arnaldo Fazoli explicou o funcionamento da próstata e as principais doenças relacionadas. “O aumento da próstata é comum com a idade, acontecendo em 50% dos homens com mais de 50 anos e tendo sintomas como dificuldade em urinar. Não se deve confundir a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) com o tumor maligno, que só apresenta sintomas na fase avançada”.

 

O especialista enfatizou a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do câncer de próstata. “A doença é curável quando detectada no início; caso contrário, pode ocorrer metástase, ou seja, se espalhar para outras partes do corpo, principalmente ossos e linfonodos”, alertou.

 

A causa do câncer de próstata é desconhecida. Porém, existem fatores de risco que podem ser evitados. O principal deles é o mau hábito alimentar e o sedentarismo. Estudos comprovam que consumir alimentos ricos em gordura e pobre em fibras aumenta as chances de desenvolvimento do câncer de próstata. Outros fatores de risco são a idade (prevalência em pacientes acima de 60 anos) e a história familiar (as chances podem triplicar se tiver dois parentes de 1º grau com a doença). Nesses casos, é recomendável realizar os exames de rastreamento a partir dos 45 anos, conforme orientação do urologista. 

 

O médico ressaltou que 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados exclusivamente por meio do exame de toque retal. O exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) também deve ser realizado anualmente pelos pacientes a partir dos 40 anos. No encerramento da palestra, o Dr. Arnaldo apresentou os tipos de tratamento e novidades em técnicas cirúrgicas menos invasivas, e esclareceu dúvidas dos participantes.

Para Isaque Silva Piel, aluno de Administração, a palestra foi muito importante para eliminar o preconceito com relação ao exame preventivo. “Serviu de alerta a nós, homens. O exame é rápido e simples. Precisamos cuidar da saúde e pensar em nossas famílias”, concluiu.

 

“Agradecemos a parceria com o Hospital Santa Virgínia, que nos permite agregar e dar oportunidade de novos conhecimentos técnicos aos alunos, com temas transversais alinhados a nossa proposta pedagógica”, afirmou a professora Marisa de Souza, diretora da Etec Parque Belém.

 

FONTE: Hospital Santa Virgínia

http://http://www.hsv.org.br/noticias/Urologista_do_HSV_263.php